Início » Nódulos de tireoide
Afinal, seu tratamento não precisa deixar cicatrizes.
A glândula tireóide é um órgão em forma de borboleta localizado na frente do pescoço, logo abaixo do pomo de adão. Ela produz hormônios importantes, como a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4), que ajudam no metabolismo regular, no controle de temperatura, no processo de como o corpo usa e armazena energia. Esses hormônios também influenciam o crescimento, a frequência cardíaca e o funcionamento de outros sistemas do organismo. Quando há disfunção na tireoide, como no caso de hipertireoidismo ou hipotireoidismo, o equilíbrio hormonal
Os nódulos são formações (ou “caroços”) que surgem dentro da glândula tireoide e podem ser de natureza benigna ou maligna. A maior parte desses nódulos é benigna, mas mesmo assim podem ocasionar sintomas. Os sintomas podem estar associados tanto ao tamanho do nódulo quanto à produção de hormônios. Quando relacionados ao tamanho, eles costumam ocorrer devido à pressão exercida sobre estruturas próximas, resultando em sensação de engasgo, dificuldade ou dor ao engolir, alterações na voz e, em alguns casos, um inchaço visível no pescoço, o que pode impactar a estética.
Os nódulos de tireóide podem ser FUNCIONANTES (antes denominados de “quente”), quando produzem hormônios, e NÃO FUNCIONANTES (antes denominados de “frio”), quando não produzem hormônios.
Os sintomas do nódulo frio estão associados ao seu tamanho, pois ele pode comprimir as estruturas ao redor, causando sensação de engasgo, dificuldade ou dor ao engolir, alterações na voz e um abaulamento ou protuberância visível no pescoço, o que também pode afetar a estética.
Os sintomas do nódulo quente podem estar associados à produção excessiva de hormônios (hipertireoidismo). Além dos sintomas de compressão, ele pode causar sudorese aumentada, perda de peso sem mudanças na dieta ou atividade física, intolerância ao calor, palpitações, irritabilidade e cansaço excessivo.
A punção ou biópsia é um procedimento médico que consiste na remoção de células ou de uma pequena amostra de tecido de uma área específica do corpo para avaliar sua saúde.
Quando se trata da tireoide, realiza-se a Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF), em que uma agulha fina é introduzida no nódulo sob orientação por ultrassonografia. Assim, células do nódulo são coletadas para análise por um patologista, permitindo a identificação do nódulo como “benigno” ou “maligno”.
Esse procedimento, rápido e seguro, é feito em ambiente ambulatorial, com anestesia local, e dura em torno de 30 minutos. Após alguns minutos de observação, o paciente é liberado para retornar às suas atividades.
Cirurgião Vascular (FMABC), Endovascular e Radiologista Intervencionista (BP-SP/SOBRICE). Após atuar em grandes hospitais de são Paulo capital, como BP, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital Paulistano, Hospital Nove de Julho entre outros, passei a atender em Sorocaba, cidade que me formou médico e que tenho a felicidade de retribuir, trazendo um atendimento humano e moderno.
© 2024 Todos direitos reservados VascRad Desenvolvido por Agencia GWU